23 novembro 2011

Amigos e professores amigos no facebook?

Há alguns dias estava refletindo sobre a relação que se estabelece através da redes socais, especificamente o facebook. Observei que alguns amigos professores universitários mantém contatos com seus alunos a partir do face. E essa atitude chamou minha atenção.

A questão colocada na matéria da Carta Capital é bastante instigante. Claro está que, o professor pode utilizar a ferramenta para incentivar os alunos na sala de aula; mas essa não é a questão. O problema é: como administrar, por exemplo, quando uma aluna apaixonada por seu professor-orientador, compreende que naquele espaço não cabe interferir em algo que tenha um link com a vida pessoal do professor? O professor, por sua vez, também tem que ter a clareza que, se o seu facebook é para discutir questões acadêmicas, não cabe postar fotos pessoais, ou comentários de sua vida afetiva, de suas pretendentes, ou algo que o valha. 
Outra questão, também abordada na matéria, é que os educadores têm que saber utilizar a ferramenta. Ou seja, tem que buscar aprender a manusear a ferramenta para não se expor, muito menos expor seus alunos (as) a alguma situação delicada. 

Portanto, meus caro e minhas caras, vamos fazer uma escolha de que maneira queremos estar inseridos na rede (pois para mim é uma opção sim!) e depois vamos aprender a utilizá-la a fim de que o nosso objetivo que é ajudar os alunos em seu percusso acadêmico, seja da melhor forma bem sucedido.



Nenhum comentário: