28 junho 2011

OJE Clique para a Computação



 Enquanto um grande grupo dos professores continua negligenciando a potencialidade que as ntic´s pode trazer às suas salas de aula; outro grupo está anos–luz buscando cada vez mais novos recursos, criando novos projetos e softwares para que essa nova geração, que tem uma relação íntima com as tecnologias, aprendam mais e melhor. Nessa perspectiva, aqui em Pernambuco uma empresa bolou a Olimpíadas dos Jogos Digitais e Educacão (OJE). A princípio, a empresa visionária procurou alguns acadêmicos para dar um suporte àquilo que era até então apenas um sonho. Bem, alguns se negaram; mas outros, também visionários, abraçaram o projeto, que hoje na rede estadual é um sucesso. Não conheço, ainda, os ganhos pedagógicos do projeto; entretanto, em relação à motivação, o sucesso é notório.
Outro projeto, também, bastante interessante que foi lançado hoje pelo Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) da UFF. O “Clique para a Computação”, um programa que visa promover a alfabetização computacional de alunos de ensino fundamental por meio da produção de jogos eletrônicos. O inovador, portanto, do Clique é que serão os meninos e meninas quem vão criar os jogos. Ora essa, quem  entende mais de jogos neste país do que os jovens? Portanto, nada melhor do que envolvê-los sim na construção dos games. Entretanto, vale salientar a mega parceria que a UFF conta para poder implementar tal projeto.
“O projeto pioneiro é resultado de uma parceria internacional entre pesquisadores do ADDLabs, da UFF, do Center for Lifelong Learning and Design (L3D), da Universidade do Colorado, e do Semiotic Engineering Research Group (Serg), da PUC-RJ, aliados aos professores e alunos do Coluni.” [Trecho retirado do site da UFF]
Bem, com incentivo e bastante persistência podemos sim fazer uma educação interessante para nossos garotos e garotas!

Nenhum comentário: