Lembro-me que ao iniciar a especialização em Informática Educacional, ainda não compreendia bem essa necessidade premente de professores (as) se apropriarem das novas tecnologias em sua sala de aula. E percebam que sempre gostei de inovar, de manter-me informada acerca das discussões que cercavam a vida dos meus alunos(as). Entretanto, apesar de não ter medo das NTIC`s, o que me faltava era o conhecimento das potencialidades dos recursos tecnológicos que hoje estão ao nosso dispor. Então, fui engatinhando, aprendendo a mexer com calma. Recordo que aprendi a baixar os pequenos vídeos do youtube. Então, percebi que nas minhas aulas eu poderia explorar esse recurso. Já que na minha escola tinha um data show e apesar das pedras que surgiram no meio do caminho, ou melhor, do T que faltou; continuei perseguindo essas novas tecnologias. Em um determinado fim de semana, baixei um vídeo sobre as explosões das bombas atômicas. Coloquei no meu notebook e passei para a turma. Eu estava trabalhando a Segunda Guerra Mundial. E já tinha falado sobre as explosões das bombas. Mas o efeito de vê-los assistirem, impactados, àquelas imagens terríveis, foi sem dúvida uma outra dimensão para as nossas discussões É sobre isso que estou falando. Sobre como as novas tecnologias da informação e comunicação podem ampliar o aprender. Não é fazer o(a) menino(a) memorizar, só que com um novo recurso. Não! É utilizar esses milhões de recursos ao nosso favor, a favor dos(as) alunos(as),a favor do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário